checklist para viajar com segurança - ResolVoo

Checklist: Para sua viagem de fim de ano não ser um desastre

Sabemos o quanto as férias de fim de ano são esperadas com ansiedade. Muita expectativa para sair da rotina e se desconectar, pois viajar é uma das coisas que nos ajudam a manter o equilíbrio físico e mental.

Se chegou sua hora de repor as energias, desfrutar do merecido descanso, pensamos em dar uma mãozinha, para que sua viagem de fim de ano seja uma experiência tranquila. Sugerimos um checklist de itens fundamentais, que, se deixados para trás, acabam tornando suas férias um martírio. E se forem férias com a família então, que sejam livres de estresse.

Conferir documentação necessária para viagem

Se as suas férias forem para o exterior, não irá muito longe se, além dos documentos de identificação pessoal, não estiver com um passaporte válido.

Esteja atento aos prazos de validade, pois caso tenha atingido o prazo de dez anos, seu passaporte deverá ser renovado repetindo todo processo de emissão.

Outro detalhe relevante, alguns países exigem que o passaporte do viajante tenha pelo menos seis meses de validade, além da visita planejada. Se não se adequar às exigências, sua entrada poderá ser recusada.

O visto deve ser solicitado com bastante antecedência, pesquise na embaixada ou consulado do seu destino, para estar ciente de quaisquer requisitos de visto de entrada.

E durante a viagem, tenha sempre ao alcance das mãos para quando necessário, vouchers da viagem, da hospedagem, seguro viagem, certificado de vacinação além dos documentos pessoais como RG/RNE .

E se a sua viagem for em território nacional não tem segredo: basta ter um documento oficial com foto

Seguro Viagem

Investir em seguro viagem pode até parecer uma despesa adicional desnecessária, porém é algo que pode poupar-lhe enormes desgastes financeiros, em casos de voo cancelado, se seus pertences e objetos pessoais forem roubados, ou se ficar doente e necessitar de cuidados médicos. As variações que são oferecidas pelas seguradoras, favorece na hora de escolher qual o tipo de seguro que melhor se adequa ao seu bolso e ao seu estilo de viagem.

Até mesmo as viagens mais bem planejadas podem ser afetadas por algo inesperado, não importa o tipo de férias que você está prestes a embarcar, é vital que você verifique cuidadosamente a possibilidade de contratar um seguro que vai te amparar e ajudá-lo quando imprevisível acontecer. Também vale lembrar, que este item é obrigatório para entrar em alguns países.

Cuidados com a bagagem

Para tentar diminuir os riscos de ter sua mala violada ou mesmo extraviada, alguns cuidados básicos e bem simples podem te ajudar:

•  Opte por malas que já possuam lacre ou mesmo um cadeado;

•  Etiquetar sua bagagem na parte externa e interna com nome, telefone e até endereço;

•  Personalizar com adesivos coloridos ou fitas, use a criatividade a seu favor, desta forma você consegue identificá-la com facilidade;

•  Evite transportar itens de valor ou frágeis nas malas despachadas, é mais aconselhável e seguro levá-los em sua bagagem de mão.

Também é muito importante lembrar, que existem regras sobre o que você pode e não pode levar em sua bagagem de mão, e também nas despachadas para o avião. Estas regras e restrições se referem, por exemplo, a itens inflamáveis. Se informe com a sua companhia aérea, eles também deverão tirar suas dúvidas sobre a quantidade e o tamanho das malas.

O que fazer em caso de roubo ou extravio de bagagem?

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) orienta que, em casos de roubos ou extravio de bagagens, a empresa área com a qual esteja viajando precisa ser comunicada. Ao fazer a reclamação o passageiro precisa apresentar o comprovante de despacho da bagagem, informar qual o endereço deseja que seja feita a entrega das malas quando encontradas. As empresas possuem um prazo estabelecido para que bagagens extraviadas sejam localizadas e devolvidas, fique atento a estes prazos, caso elas não cumpram estas regras, o passageiro será indenizado.

Reservar um carro

Seu destino já está definido? Sua rota está bem programada? Documentação toda em dia? Agora é o momento de considerar alugar um automóvel, em alguns destinos é muito útil, para ter mais praticidade e liberdade, aproveitando melhor o roteiro da viagem.

Mas não pense que este seja o item que dispensa um planejamento prévio, muito pelo contrário, se prevenir pode te garantir algumas vantagens:

•  Não deixe de lado aquela boa e velha pesquisa de preços, esta análise te ajuda a definir detalhes com relação ao tipo de contratação que seja mais conveniente às suas necessidades, como quilometragem livre ou fechar contrato por quilômetros rodados. 

•  Fazer a reserva com antecedência, ter tudo definido antes de chegar ao seu destino te traz mais tranquilidade e segurança, e ainda evita o risco de não conseguir carros disponíveis em épocas de alta temporada.

•  Inclua o seguro na contratação do seu veículo, nunca se esqueça de estar preparado para imprevistos. Neste caso, danos causados por qualquer tipo de acidente não serão custeados do seu bolso.

•  Atenha-se a documentação necessária para efetivação de contrato, as exigências variam de acordo com a empresa. Geralmente é necessário ter mais de 21 anos de idade, dois anos de direção com carteira nacional de habilitação definitiva, além de documentos pessoais e um cartão de crédito com saldo para o caução.

•  Cadeirinha de bebê ou assento de elevação são exigidos por lei, é bem provável que as locadoras ofereçam este item por um valor adicional ao serviço.

Como alugar um carro no exterior?

Neste caso, é necessário checar no país que pretende visitar, quais são os requisitos para dirigir como estrangeiro. Cada país possui uma regulamentação específica e você consegue fazer o levantamento destas informações em sites governamentais oficiais.

Translado

O traslado é utilizado para transportar um ou mais passageiros, nos trajetos entre aeroporto e hotel, ou do hotel até um ponto turístico, tudo com segurança e comodidade. Este serviço também é conhecido como Transfer, comumente oferecido pelas agências ao fechar um pacote de viagens, informe-se sobre as variações de valores e qual o tipo de  translado você irá precisar.

•  Tanslado IN  é o mais comum, utilizado para conduzir o passageiro do aeroporto até o hotel ou local onde ficará hospedado.

•  Translado OUT, leva do hotel até o aeroporto.

•  Trasnlado IN/OUT, que transporta do aeroporto ao hotel e do hotel até o aeroporto.

•  Trasnlado Privativo, como o nome já diz, trata-se de um transporte com maior privacidade, para quem opta por um serviço personalizado e exclusivo.

Este também pode ser tornar uma parte potencialmente estressante da sua jornada, não subestime os contratempos, procure saber se as empresas que irá contratar são capacitadas e preparadas.

Pontos turísticos

Por fim, porém não menos importante, pesquisar e fazer uma lista dos pontos turísticos, locais de visitação e as atrações que seu destino tem a oferecer. Este planejamento te ajuda a escolher os melhores atrativos, principalmente para quem viaja com crianças. Procure se informar sobre valores e reservas de ingressos, horários de funcionamento, para não chegar em cima da hora e evitar maiores transtornos em seus passeios.

Organizar um checklist para sua viagem deve ser algo feito com atenção e paciência, mas nem por isso deixa de ser divertido, é uma forma de ajudar você focar nas prioridades, dar maior atenção aos detalhes e diminuir as chances de algo importante ficar para trás ou dar errado, otimizar sua viagem tornando-a mais prazerosa e inesquecível.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis, compartilhe com quem precisa de auxílio para organizar o checklist antes de partir para uma viagem de fim de ano.

Compartilhe este post

Procure seus direitos como consumidor. É grátis.

Precisa de ajuda?