bagagem extraviada em aeroporto

Bagagem extraviada? Saiba como resolver!

O que é bagagem extraviada?

Viajar deve ser um momento prazeroso e nada deveria nos atrapalhar no meio do caminho. No entanto, alguns empecilhos podem vir a acontecer e acabar quebrando a magia desse momento tão especial. Por exemplo, se sua bagagem for extraviada, você saberia o que fazer e quais são os seus direitos? Saiba que você pode receber indenização de até R $3.400,00 por isso.

Imagine chegar até o seu destino sem a sua mala, que desespero! Ainda mais depois de tantas horas de planejamento, preparação, escolhendo as melhores roupas com o maior carinho e cuidado. Neste artigo, você vai entender o que fazer em casos de extravio de bagagem e como exigir os seus direitos para retomar os seus bens novamente.

Afinal, o que é bagagem extraviada? O extravio de bagagem acontece quando a sua mala é despachada pela companhia aérea, mas quando você chega no seu local de destino a sua mala simplesmente não aparece, causando muitos transtornos. Saiba que isso é mais comum do que se imagina.

Perdi minha bagagem e agora?

Após descobrir o que bagagem extraviada significa, é necessário saber o que fazer caso isso venha a acontecer com você. Um dos primeiros passos que deve ser tomado é procurar um dos funcionários responsáveis pela companhia aérea antes mesmo de sair da sala de embarque.

Depois disso, você precisará apresentar o comprovante do despacho da sua bagagem. Na maior parte dos casos, ele estará anexado diretamente no cartão de embarque ao longo do processo de check-in. Sendo assim, não se deve jogá-lo fora ou tratá-lo com descaso, pois ele é muito importante quando acontece extravio de bagagem.

Após todas essas etapas, será necessário preencher um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Dentro deste relatório entregue pela companhia aérea, você poderá relatar a sua bagagem extraviada, descrevendo suas características e informando todos os itens que estão dentro dela.

Após o protocolo gerado, será necessário acompanhar todo o andamento da busca pela sua bagagem. O procedimento é realizado tanto em viagens internacionais quanto nacionais, o que pode deixá-lo tranquilo e ciente de tudo o que está acontecendo até encontrarem seus pertences.

Caso a companhia aérea não ofereça este tipo de documento, será necessário que o passageiro faça um Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia mais próxima. No entanto, se você já não estiver mais no aeroporto, é possível fazer a solicitação do RIB por meio do site da empresa onde comprou as passagens. Assim que a sua bagagem extraviada for localizada, a empresa irá encaminhá-la para o endereço registrado na ficha. O prazo estipulado é de 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais.

Após a parte burocrática ter sido feita, vale lembrar que algumas dicas são importantes e evitam maiores problemas, tais como: levar uma muda de roupas, itens pessoais e remédios na mala de mão, evite ao máximo despachar aparelhos eletrônicos, celulares, dinheiro, cartões de crédito, jóias e objetos de grande valor, tenha o hábito de tirar fotos da mala para servir de prova, caso haja extravio, evite despachar malas muito caras ou de grifes, já que a companhia aérea não se responsabiliza pelo custo da mala em caso de indenização.

O que acontece se a mala não for encontrada?

Se você já estiver fora de seu domicílio, algumas despesas eventuais deverão ser reembolsadas pela companhia aérea, a fim de evitar maiores transtornos para o passageiro. No entanto, tudo estará devidamente estabelecido dentro dos parágrafos do contrato assinado na aquisição da passagem. Além disso, você precisará apresentar todos os comprovantes para que possa usufruir das devoluções.

Dessa maneira, os passageiros que tiveram sua bagagem perdida poderão ser ressarcidos, com itens básicos garantidos. Roupas e produtos de higiene pessoal devem ser entregues o mais rápido possível, sendo necessário que o passageiro fique atento aos valores estabelecidos pela empresa de acordo com o tipo de viagem feita.

Causas mais frequentes de extravio de bagagem:

Existem várias situações que podem causar a perda da sua bagagem pela companhia aérea e os mais frequentes são estes:

Mala não identificada:

Isso acontece quando aquela etiqueta que é presa em sua bagagem se desprende ou é arrancada, assim fazendo com que a identificação do seu objeto fique impossibilitada. Nestes casos ela vai para um centro de triagem e aguarda a identificação do proprietário.

Falha da companhia aérea:

Quando há problemas com a colocação da bagagem na esteira, durante o check-in.

Conexão:

No momento em que você desembarca de uma aeronave e aguarda a entrada na próxima, suas malas estão sendo transportadas e neste momento sua bagagem pode ser perdida. Este é um dos casos mais frequentes.

Furto:

Apesar de não ser tão comum e ser uma das áreas mais vigiadas do aeroporto, ainda assim as malas ficam vulneráveis na esteira e susceptíveis ao furto, lembrando que existem esteiras internas e externas ao aeroporto e câmeras por toda parte, que infelizmente não inibem a ação de malfeitores.

Engano:

Ocorre quando outra pessoa acaba pegando sua mala por ser semelhante e não verificando a identificação da mesma. Uma dica importante aqui é personalizar a sua mala para que facilite a identificação visual e evite esse tipo de engano.

Como reduzir o risco de extravio de bagagem?

Check-in:

Faça o check-in com antecedência e evite conexões muito próximas (menos de 1 hora para voos domésticos e menos de 2h30 para voos internacionais)

Conexão: 

Evite conexões entre diferentes companhias.

Cuidados com a mala:

Não deixe etiquetas de outros voos nas malas e confira a pesagem e etiquetagem da sua bagagem no balcão da companhia. Atente-se à identificação da mala com etiquetas escritas com os dados pessoais mais importantes. É recomendável colocar a mesma etiqueta por dentro da mala, caso a externa se solte. Sempre feche a mala com cadeados e não descuide da bagagem nos saguões dos aeroportos. Utilize meios de identificação diferenciados, como fitas coloridas ou etiquetas de destaque, para não ocorrer enganos na hora de pegar na esteira.

Bagagem avariada ou violada

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a mala por outra equivalente. No caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

Artigos esquecidos dentro do avião e agora?

O cliente que esqueceu algum objeto a bordo deve contatar, por telefone ou pessoalmente, o setor de bagagem da companhia no aeroporto onde desembarcou, em até 30 dias. A empresa colherá informações sobre o objeto esquecido e entrará em contato com o cliente, caso o item seja localizado. A maioria das companhias aéreas têm a sessão de achados e perdidos. 

Prazo para devolução da bagagem extraviada

É extremamente importante que os passageiros conheçam os seus direitos e saibam quando e como exigi-los, por isso, depois de já ter feito o preenchimento do RIB e recebido o valor para a compra dos itens de primeira necessidade, o passageiro deve receber a bagagem em até 7 dias, em caso de voos domésticos e 21 dias, em voos internacionais.

Caso a companhia aérea não cumpra com o que a ANAC determina, o passageiro pode e deve exigir seus direitos! Dessa forma, em alguns casos o passageiro pode receber uma indenização por extravio de bagagem.

Fazer seguro-viagem ou não?

Sim, seguro é sempre bem vindo nestes casos, principalmente quando você tende a voar com pertences de valor elevado (sempre recomendado levar em bagagem de mão). Porém, devemos salientar que a maioria dos seguros cobre um valor de aproximadamente R $2.000,00 e você pode complementar com adicionais para cobrir um maior valor. Vale a pena avaliar o custo-benefício desta vantagem.

O que a maioria dos seguros de viagens não cobrem

Depende muito do seguro-viagem escolhido, a maioria deles são bem completos, e existem adicionais, complementos e suplementos, então pense bem se vale o investimento. 

Conheça seus direitos e peça sua indenização online

Digamos que você estivesse levando um item de valor emocional inestimável dentro da sua bagagem e ela seja extraviada. Apenas o dinheiro do reembolso seria o suficiente? Não! Dessa forma, entre em contato com a ResolVoo para analisar seu caso e solicitar o valor referente aos danos causados pela empresa aérea.

De forma resumida, se a sua bagagem não aparecer em até 7 dias, você pode ser indenizado em até R $3.400,00.

Quanto vou pagar?

Não é necessário pagar nada a princípio. Com a ResolVoo, você terá todo o auxílio para solicitar a sua indenização e só paga quando receber.

Quando você tem direito ao Dano Material por bagagem extraviada

É possível entrar com indenização por danos materiais em caso de extravio de bagagem de acordo com o artigo 14 do Código do Consumidor brasileiro. No entanto, é preciso comprovar o fato, o prejuízo e o nexo de causalidade. A nossa equipe cuida de cada detalhe, você não precisa se preocupar com nada.

Quando você tem direito ao Dano Moral por bagagem extraviada

Não é usual solicitar à justiça o pedido de reparação de dano moral por extravio de bagagem. A Convenção de Montreal, que trata da proteção dos usuários no transporte aéreo internacional, não possui nenhuma regra aplicável a este tipo de indenização.

Para estes casos, é mais comum aplicar-se às regras protetivas do Código de Defesa do Consumidor. O que não quer dizer que você não possa tentar: o Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, já deu ganho de causa por dano moral para um casal que teve sua bagagem extraviada durante a viagem. Para isso, a nossa equipe da ResolVoo está disponível para te ajudar no que for preciso.

Precisa de ajuda com bagagem extraviada?

Nós queremos que você não precise de nós. Torcemos para que cada viagem sua seja perfeita, mas, sabemos que não funciona assim 🙁

Por isso, a nossa missão é buscar seus direitos no momento que algo der errado com sua viagem. Não é justo que você saia no prejuízo por algo que não é sua culpa.

Indenização por extravio de bagagem internacional ou nacional, bagagem de avião perdida, mala de avião que se perdeu, danos morais para extravio de bagagem, objeto perdido, voo atrasado e voo cancelado. Todos estes casos podem ser analisados pela nossa equipe.

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