O que fazer em caso de bagagem extraviada?

Viajar deve ser um momento mágico e nada pode nos atrapalhar no meio do caminho. No entanto, alguns empecilhos podem vir a acontecer e acabar quebrando a magia desse momento tão especial. No caso de bagagem extraviada, você saberia o que fazer e quais são os direitos do passageiro nesse caso?

Imagine chegar até o seu destino sem a sua mala, ainda mais depois de tantas horas de preparação, escolhendo as melhores roupas para usar no local, adaptando-as para o clima. Neste artigo, você vai entender o que fazer em casos de extravio de bagagem e como exigir os seus direitos para retomar os bens.

O que é uma bagagem extraviada?

Muitas pessoas ainda têm dúvida acerca do termo “bagagem extraviada”. Acabam confundindo com outros problemas relacionados ao aeroporto e ao voo para o local de destino escolhido. No entanto, se você nunca passou por esse tipo de problema, mas quer se prevenir, então acompanhe algumas dicas. Uma mala perdia pode se tornar um grande problema, mas não deixe que isso atrapalhe sua viagem!

Assim que o passageiro faz o check-in e coloca a mala para despacho, a empresa aérea assume toda e qualquer responsabilidade pelo item. Ainda assim, se você ficou na esteira esperando por longos momentos e acabou não encontrando a sua bagagem, significa que ela foi extraviada, ou seja, que ela não chegou onde deveria.

É claro que a maior parte das companhias aéreas tomam o maior cuidado possível com as bagagens de seus clientes, mas, ainda sim, é possível que pequenos imprevistos aconteçam. No entanto, lembre-se que a sua bagagem estará identificada por uma etiqueta e que as chances de encontrá-la são bem grandes.

O que fazer quando a mala não chega? Eu perdi minha mala? E agora?

Após descobrir o que bagagem extraviada significa, é necessário saber o que fazer caso isso venha a acontecer com você. Um dos primeiros passos que deve ser tomado é procurar um dos funcionários responsáveis pela companhia aérea antes mesmo de sair da sala de embarque.

Depois disso, você precisará apresentar o comprovante do despacho da sua bagagem. Na maior parte dos casos, ele estará anexado diretamente no cartão de embarque ao longo do processo de check-in. Sendo assim, não se deve jogá-lo fora ou tratá-lo com descaso, pois ele poderá ser importante em ações futuras.

Após todas essas etapas, será necessário preencher um Registro de Irregularidade de Bagagem. Dentro deste relatório, entregue pela companhia aérea, você poderá relatar a sua bagagem extraviada, descrevendo suas características e informando todos os objetos únicos que estavam dentro dela.

Após tudo isso, basta pegar o protocolo gerado depois do preenchimento. Será necessário acompanhar todo o andamento da busca pela sua bagagem. O procedimento é realizado tanto em viagens internacionais quanto nacionais, o que pode deixá-lo tranquilo e ciente de tudo o que está acontecendo até encontrarem seus pertences.

Assim que a sua bagagem extraviada for localizada, a empresa irá encaminhá-la para o endereço registrado na ficha. O prazo estipulado é de 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais.

O que acontece se a mala não for encontrada?

Aguardando bagagem perdida em um aeroporto.

Se você já estiver fora de seu domicílio, algumas despesas eventuais deverão ser reembolsadas pela companhia aérea, a fim de evitar maiores transtornos para o passageiro. No entanto, tudo estará devidamente estabelecido dentro dos parágrafos do contrato assinado na aquisição da passagem. Além disso, você precisará apresentar todos os comprovantes para que possa usufruir das devoluções.

Dessa maneira, os passageiros que tiveram sua bagagem perdida poderão ser ressarcidos, com itens básicos garantidos. Roupas e produtos de higiene pessoal devem ser entregues o mais rápido possível, sendo necessário que o passageiro fique atento aos valores estabelecidos pela empresa de acordo com o tipo de viagem feita.

O que fazer em caso de extravio de bagagem após voo?

O primeiro passo para saber o que fazer em uma situação como essa é buscar entender o porquê de a sua bagagem ter sido perdida pela empresa. De acordo com a ANAC, todas as companhias aéreas devem oferecer todas as informações para os passageiros relacionadas às irregularidades de seus voos, o que também vale para as malas.

Assim como dito anteriormente, é importante que o passageiro com bagagem extraviada vá até um dos funcionários do aeroporto para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Por meio dele, será possível fazer a formalização acerca do extravio e, também, garantirá que você tenha todos os seus direitos executados pela empresa.

Caso a companhia aérea não ofereça este tipo de documento, será necessário que o passageiro faça um Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia mais próxima. No entanto, se você já não estiver mais no aeroporto, é possível fazer a solicitação do RIB por meio do site da empresa onde comprou as passagens.

Ainda assim, aquele passageiro que teve a sua bagagem extraviada precisa ficar de olho nos próprios direitos. Apenas com o registro de perda de bagagem será possível comprovar que o item foi separado de maneira irregular e que, dessa forma, trouxe algum prejuízo para você e para a sua viagem.

Causas mais frequentes do extravio de bagagem

Existem várias situações que podem causar a perda da sua bagagem pela companhia aérea e os mais frequentes são estes:

Mala não identificada:

Isso acontece quando aquela etiqueta que é presa em sua bagagem se desprende ou é arrancada, assim fazendo com que a identificação do seu objeto fique impossibilitada. Nestes casos ela vai para um centro de triagem e aguarda a identificação do proprietário.

Conexão:

No momento que que você desembarca de uma aeronave e aguarda a entrada na próxima, suas malas estão sendo transportadas e neste momento sua bagagem pode ser perder. Este é um dos casos mais frequentes.

Furto:

Apesar de não ser tão comum e ser uma das áreas mais vigiadas do aeroporto, ainda assim as malas ficam vulneráveis na esteira. lembrando que existem esteiras internas e externas ao aeroporto.

Engano:

Ocorre quando outra pessoa acaba pegando sua mala por ser semelhantes e não verificando a identificação da mesma. Uma dica importante aqui é personalizar a sua mala para que facilite a identificação visual.

Quais os direitos do passageiro em relação à bagagem extraviada?

Se você teve a sua bagagem extraviada, então precisa saber o que solicitar após todo esse aborrecimento. O passageiro deverá exigir uma ajuda financeira para que possa comprar itens de necessidades básicas, como artigos de higiene (pasta de dente, absorvente, sabonete) e mudas de roupas (casacos, calças, blusas de frio).

No entanto, se você optar por ter o reembolso dos itens que estavam dentro da sua mala, será preciso ter o recibo de todas as compras em mãos. Só dessa forma a companhia aérea poderá repassar o valor exato para o seu bolso, fazendo com que a situação seja, parcialmente, resolvida.

Ainda é possível, em caso de bagagem extraviada, realizar um registro de ocorrência na própria Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em um período de, no máximo, 15 dias após o ocorrido. Isso porque nem sempre as empresas entregam a bagagem ou notificam aos passageiros que irá demorar até surgir uma resposta.

Com as datas estabelecidas anteriormente, 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais, o passageiro ainda poderá entrar com uma ação de danos morais contra a empresa aérea após a finalização do prazo de busca e informação.

Digamos que você estivesse levando um item de valor emocional inestimável dentro da sua bagagem e ela seja extraviada. Apenas o dinheiro do reembolso seria o suficiente? Não! Dessa forma, entre em contato com a ResolVoo para analisar seu caso e solicitar o valor referente aos danos causados pela empresa aérea.

De forma resumida, se a sua bagagem não aparecer em até 7 dias, você pode ser indenizado em até R$ 3.400,00.

Vale apena fazer seguro viagem nestes casos?

Sim, seguro é sempre bem vindo nestes casos, principalmente quando você tende a voar com pertences de valor elevado (recomendado levar em bagagem de mão). Porém, devemos lembrar a maioria dos seguros cobre um valor de aproximadamente R$ 2.000,00 e você pode complementar com adicionais para cobrir um maior valor. Vale apena avaliar o custo desta vantagem.

Precisa de ajuda com bagagem extraviada?

Indenização para extravio de bagagem internacional ou nacional, bagagem de avião perdida, mala de avião se perdeu, danos morais para extravio de bagagem, objeto perdido, voo atrasado e voo cancelado. Todos estes casos podem ser analisados por nossa equipe.

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