latam airlines - historia da empresa

Conheça a história da Latam Airlines Group

Saiba um pouco mais sobre a história dessa companhia aérea, de origem chilena e tão conhecida no Brasil.

Fazer uma viagem é a realização de um sonho para muitas pessoas, principalmente se for para conhecer novos países e novas culturas. A sensação de andar de avião pode aflorar muitos sentimentos, e pensando em fazer com que os passageiros entendam um pouco mais sobre os voos, vamos contar a história da companhia aérea Latam Airlines Group.

Hoje a Latam é a maior companhia aérea da América Latina, e conta com uma história cheia de pioneirismo, desafios e conquistas. 

Em 1929, mediante a crise econômica que o mundo estava passando, foi criada a LAN “Companhia Aérea Nacional do Chile” pelo Comandante Arturo Merino Benítez, posteriormente em sua homenagem foi criado o maior aeroporto do Chile, o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez.

Já em 1946, a LAN fez o seu primeiro voo internacional (Santiago – Buenos Aires) e começaram os voos internacionais na América Latina.

E nos anos 50, a LAN cresceu ainda mais, inaugurando suas operações em Lima no Peru e em Miami nos Estados Unidos.

Em 1961, é criada a TAM (Táxi Aéreo Marília) por cinco pilotos de voo fretado. Em meados dos anos 70, a LAN começa a oferecer voos para a europa e para cidades brasileiras e devido a sua grande expansão em 1985, finalmente é transformada em sociedade anônima.

Já em 1990 a Brasil Central é renomeada TAM – Transportes Aéreos Meridionais e em 1993 passa a estabelecer a TAM Fidelidade, o primeiro programa de passageiros frequentes no Brasil.

Por volta de 1997, a LAN começa a negociar suas ações na Bolsa de Nova York, sendo a primeira companhia aérea latino-americana a fazer transações ADR nessa importante bolsa de valores.

Durante a virada do milênio, a empresa LAN cresceu como nunca, ampliando suas operações pela américa latina e pela europa e chegando a um aumento de capital de US $320 milhões. 

Entre 2011 e 2012, a LAN e a TAM assinaram os acordos vinculantes de parceria entre as duas companhias aéreas e assim nasce o GRUPO LATAM AIRLINES com a colocação de 2,9 milhões de ações na bolsa de valores, aumentando seu capital de US$ 320 milhões para US$ 940,5 milhões.

Em 2019, A LATAM Airlines Group e a Delta Air Lines anunciam a formação de uma aliança estratégica, que une as duas companhias aéreas líderes na América do Norte e na América Latina, respectivamente.

Em 2020, com a expansão da COVID-19 pelo mundo, todas as companhias aéreas foram afetadas e registraram prejuízos exponenciais. As principais empresas aéreas do país afirmam que ‘a pandemia de COVID-19 representa a maior crise enfrentada pelo setor aéreo mundial’. O diretor de vendas e marketing da LATAM Brasil, Diogo Elias, afirmou à CNN que, no auge da crise sanitária, a empresa operou somente 5% de todos os seus voos.

Já em 2022, o setor aéreo volta a operar com mais tranquilidade, devido à flexibilidade das medidas contra a covid-19. Além disso, a LATAM foi reconhecida pela Skytrax, a principal avaliadora do setor aéreo para viagens seguras durante a pandemia de COVID-19, como uma companhia aérea 4 estrelas. A LATAM é a única companhia aérea da América do Sul a alcançar essa pontuação.

A ResolVoo te ajuda em situações onde você possa se sentir lesado de alguma forma por companhias aéreas. Caso tenha algum problema com bagagem extraviada, voo cancelado ou voo atrasado, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe este post

Procure seus direitos como consumidor. É grátis.

Precisa de ajuda?