como economizar em uma viagem

Como economizar em uma viagem: dicas infalíveis

Economizar em uma viagem é o sonho de muita gente, principalmente porque, na maior parte dos casos, as passagens aéreas já são caras por si só. Dessa maneira, é necessário encontrar algumas estratégias para economizar em um momento tão importante quanto esse, visando aproveitar ao máximo a experiência.

Ainda que pareça difícil economizar enquanto viaja, principalmente para um destino internacional, é importante “segurar” o dinheiro para não acabar se endividando após um momento tão satisfatório. Por isso, confira, abaixo, as principais dicas para quem quer viajar e gastar pouco.

Foque no Airbnb

Talvez um dos maiores gastos para quem deseja viajar seja com a hospedagem. É por isso que, em qualquer oportunidade de gastar pouco dinheiro, isso seja aproveitado. O Airbnb é uma ótima escolha para quem quer encontrar um local barato, mas de boa qualidade, utilizando apenas um aplicativo.

Além de oferecer casas, quartos, também há várias opções de pousadas e hostels que se hospedaram na plataforma. Dessa maneira, o viajante tem a opção de procurar pelo menor preço e conseguir uma excelente economia no momento de se hospedar.

Coma em lanchonetes de fast-food

Gastar em restaurantes, muito provavelmente, é a primeira opção de muitas pessoas. No entanto, para quem quer economizar em uma viagem, a escolha deve ser outra. No lugar de procurar por restaurantes todos os dias, seja para café da manhã, almoço ou jantar, que tal ir para uma lanchonete?

É claro que nem sempre dá para comer sanduíches e batata frita. No entanto, algumas redes de fast-food oferecem opções para o café da manhã e para o jantar, muitas vezes possuem, até mesmo, pratos vegetarianos. Esta é uma excelente oportunidade para economizar e, ao mesmo tempo, comer bem.

Use o transporte público do local

Alugar um carro nem sempre pode ser uma boa opção para quem está com pouco dinheiro para viajar. Além disso, dependendo do local para onde você foi, pagar por um táxi, Uber ou qualquer outro transporte seja bem mais caro do que o esperado. Então, a opção é utilizar o transporte público.

Em outros países, é possível encontrar esse tipo de transporte inteiramente gratuito. Dentro do Brasil, uma passagem de ônibus, trem ou metrô pode ser bem mais barato do que solicitar um carro de aplicativo, o que pode ajudar a economizar em uma viagem e aproveitar ainda mais a experiência.

Leve uma garrafa de água

Ainda que pareça uma dica extremamente simples, levar uma garrafa de água consigo para uma viagem pode fazer uma enorme diferença. Essa garrafa pode ser muito útil para quem gosta de realizar passeios turísticos, caminhadas e, também, trilhas pela região. Assim, não será preciso comprar várias ao longo do caminho.

É muito provável que, em alguns lugares do Brasil ou do resto do mundo, existam locais onde é possível consumir a água gratuitamente, seja por meio de uma torneira ou em fontes específicas para isso. Sendo assim, não desperdice essa oportunidade única de economizar com algo simples.

Fuja de parcelamentos

É claro que parcelar pode ajudar muita gente a realizar o sonho da viagem. No entanto, nem sempre vai ser a melhor opção para aqueles que desejam economizar em uma viagem. É muito comum que no meio dessas parcelas alguns juros venham disfarçados, gerando uma grande dor de cabeça no futuro.

É importante, também, ficar de olho nas parcelas pequenas. Normalmente, algumas pessoas fazem compras por impulso, imaginando que o valor mínimo a ser pago mensalmente não fará uma grande diferença. No entanto, esse valor dividido pode acabar custando bem mais caro do que a própria ida e volta do local de destino.

Busque dias para entradas grátis

Por último, uma dica valiosa para economizar em qualquer lugar que você vá: os dias das entradas gratuitas. Quem gosta de viajar sabe o quão importante é conhecer os pontos turísticos e, principalmente, aproveitar cada um deles em sua mais diversa gama de atrações.

Sendo assim, antes mesmo de viajar, faça uma lista com os locais que deseja muito conhecer e anote os dias em que a entrada será gratuita. Isso pode ajudar não apenas a montar um roteiro de viagem bastante interessante, mas também a economizar em uma viagem para aproveitá-la ao máximo.

Compartilhe este post

Procure seus direitos como consumidor. É grátis.

Precisa de ajuda?