como planejar sua viagem

Dicas para planejar uma boa viagem

Viajar para curtir suas férias deve ser sempre uma experiência prazerosa e inesquecível, contudo pode ser cheio de incertezas, principalmente se for uma viagem internacional. Provavelmente você irá conhecer culturas diferentes, pessoas e lugares únicos, entretanto os imprevistos podem fazer parte da história para contar na volta. Para que essas histórias sejam boas ou ruins, grande parte depende de um bom planejamento de viagem. Confira a seguir algumas dicas valiosas que podem te salvar de uma viagem que só causam dor de cabeça:

Faça uma lista de lugares que deseja conhecer

Mesmo que você sonhe com poucos destinos, ajuda muito se concentrar na hora de buscar promoções e reunir informações sobre a viagem desejada. Se tivermos alguns favoritos em mente, podemos nos manter atualizados enquanto pesquisamos qualquer coisa que venha com a viagem. Agora, se você tiver o mundo inteiro como um sonho, essa tarefa pode levar muito tempo. Claro que sua viagem pode mudar de momento para momento e pode haver roteiros inesperados, mas em geral, uma lista básica de destinos de viagem vai ajudar muito!

Pesquise informações sobre o destino escolhido

Este é um dos momentos mais emocionantes ao planejar uma viagem. Pesquisar seu destino, coletar informações, descobrir grandes atrações e tudo mais, incluindo a viagem dos seus sonhos, é sempre uma atividade divertida. Mesmo que você ainda não tenha um destino específico, vale qualquer leitura, programa de TV, vídeos do YouTube ou bate-papo com amigos sobre a variedade de suas opções. Qualquer coisa que desperte ainda mais o seu interesse vale a pena! Outra questão de extrema importância é pesquisar sobre o clima do lugar escolhido, já pensou chegar no seu destino e não ter vestimentas para aquela temperatura? Seria desastroso e ainda teria gastos financeiros inesperados. Pesquise também sobre a alta temporada e grandes datas festivas do lugar, especialmente a quantidade de gente ao mesmo tempo que você na cidade e os custos da viagem. Entender quando é a alta temporada e a melhor época para viajar ajudará na escolha do destino que case bem com a data disponível.

Calcular as despesas da viagem

O orçamento, na maioria das vezes é limitado e muitas vezes temos que adiar sonhos devido aos altos custos de viagem. Ter uma ideia de quanto você pode gastar vai te ajudar a colocar alguns lugares na sua lista. Uma pequena pesquisa sobre cada plano e checar preços de pacotes, viagens, passagens aéreas, alimentação e hospedagem será importante para ter uma ideia do que pode acontecer dentro do orçamento. Não adianta ter 3000 reais disponíveis e querer viajar da melhor forma pela Disney. Você tem que ter cuidado com o que você gasta em despesas de viagem, para poder aproveitá-la ao máximo dentro do seu orçamento.

Verifique a documentação e as vacinas necessárias

Passaportes e vistos são fatores que limitam a escolha do destino. Obter o seu passaporte é muito fácil e não há mistério nisso, basta entrar no site do departamento de polícia federal, seguindo o protocolo para fazer o seu agendamento, pagar a taxa e posteriormente retirar seu documento. Você não sabe quando uma boa promoção aparecerá e precisará de um passaporte, portanto agilize para que não tenha que fazer isso às pressas.

Se a obtenção de um passaporte não for importante para você, concentre-se em áreas nacionais ou internacionais que exigem apenas uma identidade brasileira para entrar. Se você já tem passaporte e está procurando lugares para ir ao exterior, fique atento à necessidade de visto e à validade do seu documento! Alguns viajantes têm medo de obter um visto devido à burocracia e os custos que o envolvem, alguns têm o visto negado antes da viagem. Qualquer pessoa neste grupo não deve se preocupar. Há uma lista enorme de países que não precisam de visto do Brasil para entrar. Agora, se o passaporte e visto não são barreiras para você, o mundo inteiro está aberto!

Alguns lugares do mundo exigem dos viajantes, além de documentos, vacinas específicas. Lembre-se de trazer o Certificado Internacional de Vacinação ou Prevenção (ICVP) no dia da partida. O Certificado é emitido gratuitamente pela Anvisa. Devido a pandemia da COVID-19. alguns países podem exigir também o comprovante de vacinação e o teste rápido PCR 24 horas antes do embarque.

Escolha o meio de transporte durante a viagem

Poder viajar tranquilamente pela cidade certamente é muito importante. É necessário indicar que tipo de transporte a cidade ou região oferece; se há transporte público para levá-lo a locais de interesse; ou se for necessário alugar um carro ou utilizar aplicativos de transporte, como Uber, por exemplo. A escolha do tipo de transporte é pessoal, mas fatores como acesso a locais atrativos, disponibilidade e custo do estacionamento; tráfego pesado; e os custos finais devem ser considerados na tomada de decisão.

Tire foto dos seus documentos

Perder documentos ou ser furtado durante uma viagem pode acontecer com qualquer pessoa, por isso tire foto do seu passaporte, carteira de motorista, identidade, seguro viagem, passagens, ingressos e reservas de hotéis, além de ser um cuidado extra, evita problemas em caso de um acontecimento inesperado. Procure ter cópias dos seus documentos tanto em papel quanto online. Assim você terá acesso aos números e informações necessárias em caso de extravio.

Tenha uma pessoa de confiança

Ter alguém “responsável” por você enquanto viaja parece uma coisa estranha, mas a verdade é que essa é uma medida de segurança que garante agilidade se for necessário localizá-lo por qualquer motivo. Deixe sempre uma pessoa de confiança a par dos seus passos. Envie a ela reservas de hotel, passagens aéreas e itinerário básico da viagem. Peça também para ela entrar em contato com serviços que possam localizá-lo caso você deixe de respondê-la por qualquer motivo. Dê preferência a pessoas desenroladas e que, em caso de viagem ao exterior, falem ao menos inglês. Não custa nada e pode ser essencial em uma emergência.

Escolha a mala certa

Pode parecer óbvio, mas é muito importante, escolha a mala de acordo com a viagem, se for uma viagem longa, opte por malas maiores, que caiba tudo aquilo que você precisa, se for uma viagem curta de 3 dias por exemplo, uma mochila grande seria o ideal, outra dica muito importante para evitar bagagem extraviada no aeroporto é ter uma mala chamativa, de uma cor diferente, etiquetada com seu nome, endereço e telefone, e por fim um cadeado para maior segurança.

Chegue com antecedência no aeroporto

Chegar com antecedência ao aeroporto pode evitar muitas dores de cabeça. Além de reduzir as chances de você passar por um estresse logo no início da sua viagem por estar em cima da hora, isso também diminui o risco de ter sua bagagem extraviada. O check-in também deve ser feito com antecedência. Por essa razão, as companhias aéreas pedem que os passageiros estejam no aeroporto uma hora antes do voo, no mínimo. Em relação à bagagem, quanto antes você despachá-la, mais cuidado os funcionários do aeroporto terão com ela, ninguém quer ter sua bagagem perdida não é mesmo?

Uma vez que as conexões de curto prazo também contribuem para a ocorrência de extravios, no caso de voos domésticos, busque passagens que ofereçam mais de uma hora de conexão. Dessa forma, a correria é menor, possibilitando que as suas malas sejam encaminhadas à outra aeronave com tranquilidade.

Agora é só embarcar e aproveitar!

Ufa! Se você chegou até aqui, certamente está com tudo pronto para a próxima viagem. Agora é só relaxar e curtir os momentos inesquecíveis que certamente você irá viver nos próximos dias. E quando voltar cheio de histórias, aproveite e organize suas fotos e melhores momentos da viagem e já se prepare para o próximo embarque! 

A ResolVoo te ajuda em situações onde você possa se sentir lesado de alguma forma por companhias aéreas. Caso tenha algum problema com bagagem extraviada, voo cancelado ou voo atrasado, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe este post

Procure seus direitos como consumidor. É grátis.

Precisa de ajuda?