Você pode ganhar até R$ 5.000,00 em indenização.
Saiba mais
Ícone da Resolvoo
@resolvoobr
|
Ícone de calendário
November 22, 2023

Conheça mais sobre a história da Azul Linhas Aéreas

Conheça a história da Azul Linhas Aéreas, desde sua fundação por David Neeleman até sua expansão internacional. Descubra a origem do nome, a fusão com a TRIP e os recordes da empresa.

Saiba um pouco mais sobre a origem dessa companhia aérea tão atuante no Brasil

Fazer uma viagem é o sonho de muitas pessoas, principalmente se for para fora do Brasil. A sensação de andar de avião pode inspirar muitos sentimentos, mas o mais conhecido é a curiosidade. Pensando em fazer com que os passageiros entendam um pouco mais sobre os voos, vamos contar a história da Azul linhas aéreas.

Para quem está pretendendo fazer uma viagem o mais breve possível, que tal aprender um pouco mais sobre como a companhia aérea foi fundada e quais os benefícios ela tem a oferecer? Abaixo, você confere toda a história da Azul para se sentir mais confiante ao embarcar rumo a outro local.

A origem da Azul linhas aéreas

A Azul linhas aéreas teve o seu início quando um brasileiro, chamado David Neeleman, que foi criado nos Estados Unidos, também cofundador da WestJet e Morris Air, teve a ideia de criar uma empresa aérea para melhorar a qualidade do serviço no país. Além disso, a outra motivação para que esse plano fosse colocado em execução tinha a ver com o afastamento de David da presidência da empresa que ele fundou: a JetBlue Airways.

No ano de 2008, os primeiros anúncios de que uma nova empresa aérea iria surgir no mercado nacional começaram a surgir. A principal proposta era a de que essa companhia fosse “low-cost” dentro do Brasil. Ainda que não possuísse um nome definido, já havia mais de 36 aeronaves encomendadas.

Ao pensar na ideia da Azul linhas aéreas, Davi se mostrou um grande visionário. Seu principal objetivo era trazer um serviço de qualidade para o país, principalmente para oferecer grande comodidade aos passageiros e muito mais tecnologia do que havia sido mostrado anteriormente.

A escolha do nome da empresa

Para que um novo nome pudesse ser aplicado à empresa, Neeleman acabou criando um site chamado “voceescolhe.com.br”. Dessa maneira, o público poderia registrar inúmeras ideias para que a companhia aérea, enfim, fosse nomeada. Essa foi uma ótima sacada, pois aproximou o público e gerou uma grande curiosidade.

Após 110 mil usuários terem se cadastrado para oferecer uma ideia ao futuro dono da Azul Linhas Aéreas, as melhores sugestões foram escolhidas e colocadas, mais uma vez, em votação, a fim de filtrar o nome mais popular. Dentre elas estavam “Abraço, Alegria, Azul, Samba” e outros diversos nomes que se relacionavam com características brasileiras.

Algumas outras enquetes foram colocadas nesse mesmo site criado por Neeleman. Ele gostaria de saber quais cores mais combinavam com as aeronaves, o melhor tipo de serviço a bordo e o tipo de uniforme que deveria ser usado pela tripulação. Neeleman ainda anunciou que o primeiro internauta a sugerir o nome escolhido iria ganhar um passe vitalício com direito a acompanhante.

Depois de um mês de longas análises, o nome vencedor foi Azul linhas aéreas. Ainda que não tenha sido a opção mais votada, o título se mostrou o mais agradável e não é à toa que faz sucesso até os dias de hoje. Depois de tudo isso, o fundador da empresa concedeu o passe para quem sugeriu os nomes Azul e Samba.

O início da jornada da Azul linhas aéreas

Neste vídeo, Lito conta a historia da Azul Linhas Aéreas em sua primeira parte.

Parte 2 sobre Azul Linhas Aéreas com Lito do canal Aviões & Músicas no Youtube.

No ano de 2008, a companhia aérea recebeu um Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo por parte da ANAC. Dessa forma, pôde começar a solicitar todos os Horários de Transporte para colocar as atividades em jogo. Dessa forma, toda a ansiedade gerada em torno da companhia mostrou valer a pena.

Dentro do quadro executivo da Azul linhas aéreas, era possível observar cargos distribuídos para David Neeleman, como CEO, Pedro Janot, como presidente, Cmte Miguel Dau como COO/Vice-Presidente Técnico-Operacional e John Rodgerson como vice-presidente financeiro.

A venda de passagens aéreas só teve início no dia 15 de dezembro de 2008, com a sua primeira rota estabelecida entre Campinas e Salvador. Pouco depois, ainda no mesmo dia, a próxima rota a ser feita ficou entre Campinas e Porto Alegre. Em apenas 1 dia de operação, a ocupação de todas as aeronaves chegou a 62%.

No ano de 2009, mais especificamente em janeiro, a Azul linhas aéreas já estava operando em mais rotas, dentre elas: Campinas, Curitiba e Vitória. Após o estrondoso sucesso, o planejamento de novas rotas acabou se voltando para o Rio de Janeiro.

Adesão à TRIP

No ano de 2012, mais especificamente no mês de maio, a empresa, juntamente com a TRIP, acabou anunciando uma fusão. Até então, a TRIP era a maior empresa aérea da América Latina. Então, quando colocou a Azul lado a lado, a participação no mercado doméstico cresceu para 14%.

Enquanto a ANAC e o CADE decidiam se liberariam, ou não, a fusão da Azul linhas aéreas com a TRIP, ambas as companhias começaram a operar de forma independente, fazendo com que as suas malhas e o serviço de bordo se unissem em um só. Como resultado dessa união de atividades, a Azul ampliou seu mercado na região Norte do país.

Em novembro de 2012, a ANAC finalmente aprovou a união e o CADE só deu a sua autorização em março de 2013. A companhia que se resultou dessa aglutinação continuou com o nome da Azul, mas englobou uma nova marca visual com elementos antes propostos pela própria TRIP, que acabou deixando de operar sob esse nome.

Voos internacionais da Azul linhas aéreas

Não contente em ficar apenas no mercado nacional, a Azul linhas aéreas passou a expandir os seus domínios e, em setembro de 2014, passou a vender passagens para as cidades de Fort Lauderdale e Orlando. As operações tiveram início em 1 de dezembro e 15 de dezembro. Para que as rotas fora do país dessem certo, a empresa começou a usar os novos Airbus A330.

Em 20 de agosto de 2014, a empresa iniciou mais algumas operações entre Belém e Caiena, a capital da Guiana Francesa. Um ano depois, em dezembro, as operações se expandiram de Viracopos para Punta del Este. Em seguida, as operações se focaram entre Belo Horizonte e Orlando.

Recordes da empresa

Você sabia que, além de ser extremamente competente no que faz, a Azul linhas aéreas ainda se mostra uma empresa recordista? A Azul foi considerada a empresa aérea que chegou mais rapidamente à marca de um milhão de passageiros transportados em todo mundo, levando menos de oito meses para conseguir isso em agosto de 2009.

Além disso, a companhia aérea ainda ostenta o recorde de transportar mais de 2 milhões de passageiros no seu primeiro ano de atividade, em 2009. No entanto, não contente em se restringir apenas a isso, ela também foi a primeira companhia aérea a atingir os 5 milhões de passageiros em menos de 2 anos.

A ResolVoo te ajuda em situações onde você possa se sentir lesado de alguma forma por companhia aéreas. Caso tenha algum problema com bagagem extraviada, voo cancelado ou voo atrasado, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Whatsapp da ResolVoo!

E ai? Curtiu saber mais sobre esta empresa?

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e compartilhar com seus amigos!

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

Como funciona a Resolvoo?

Seta para baixo

Nós somos a ponte entre o seu perrengue com voo e a solução que você precisa. É só entrar em contato com a gente, detalhar seu problema e, se aprovado, aguardar a indenização. Simples e direto do conforto da sua casa.

Tem custo?

Seta para baixo

NÃO! O risco é todo nosso, você não precisa se preocupar. Nossa consultoria é totalmente online e gratuita. Só recebemos uma pequena porcentagem, se der ganho de causa.
"E se não ganhar?" Você, passageiro, não terá gasto algum e, também, ficamos sem receber.
Não tem pegadinha!

E demora?

Seta para baixo

Após o envio de toda a documentação e início do pedido de indenização, costuma levar de 60 a 90 dias para sair o dinheiro. Alguns casos mais complexos podem levar mais tempo, mas deixamos você a par de tudo!

É totalmente online? Devo comparecer em audiência?

Seta para baixo

Totalmente online e para qualquer lugar do Brasil! Inclusive é válido para voos internacionais, se o destino ou origem for o Brasil. Nos consulte para mais detalhes.