Você pode ganhar até R$ 5.000,00 em indenização.
Saiba mais
Ícone da Resolvoo
@resolvoobr
|
Ícone de calendário
November 22, 2023

Voo Cancelado Azul Linhas Aéreas: Como resolver?

Sabe o que fazer quando tiver um voo cancelado na Azul Linhas Aéreas? Não? Então venha saber todos os seus direitos!

Por mais que a companhia aérea Azul seja muito bem estruturada, cancelamentos de voos podem acontecer sem prévio aviso. Mas você sabe quais são seus direitos em caso de cancelamento de voo da Azul Linhas Aéreas?

Hoje falaremos sobre como resolver esta situação que pode frustrar sua viagem e apresentar os direitos.

Voos cancelados Azul: quais os meus direitos?

É importante ter em mente que a companhia aérea tem a possibilidade de cancelar um voo, mas esse procedimento deve ser realizado seguindo determinadas regras. O passageiro deve ser informado com, no mínimo, 72 horas de antecedência sobre qualquer alteração no itinerário ou horário do voo (partida e chegada).

  • Ao ser informado sobre essa mudança, o passageiro tem as seguintes opções:
  • Receber um reembolso total da passagem, incluindo a taxa de embarque;
  • Ser acomodado em outro voo disponível da Azul;
  • Ser acomodado em um voo de outra companhia aérea, caso não haja disponibilidade com a própria Azul;
  • Remarcar o voo para uma nova data e horário, sem custo adicional.

Mesmo que a companhia aérea entre em contato dentro do prazo determinado por lei, o passageiro não é obrigado a aceitar a sugestão de um voo alternativo.

No caso de alterações superiores a 30 minutos em voos domésticos, ou mais de 1 hora em voos internacionais, o passageiro tem a opção de remarcar o voo ou solicitar o reembolso.

Assistência

Frequentemente, o cancelamento de um voo ocorre no próprio aeroporto após várias horas de espera, caracterizando um atraso no voo. Quando isso acontece, a companhia aérea tem obrigações a cumprir com seus passageiros, incluindo a assistência material, de acordo com o tempo de espera.

  • A partir de 1 hora de espera: comunicação (internet, telefone);
  • A partir de 2 horas de espera: alimentação (voucher, refeição, lanche);
  • A partir de 4 horas de espera: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta para o local. Se o passageiro estiver em sua cidade de residência, a empresa pode oferecer apenas o transporte entre sua residência e o aeroporto;

Para tempos de espera superiores a 4 horas, deve ser oferecida como alternativa a reacomodação em outro voo.

Motivos de cancelamento de voo: Azul

Existem diversos motivos que podem levar uma companhia aérea a cancelar um voo, assim como um passageiro pode ter o desejo de cancelar ou remarcar a passagem. Quando ocorre um cancelamento de voo pela Azul, ou seja, quando a própria companhia aérea é responsável pelo cancelamento, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estabelece uma série de direitos para o passageiro.

O primeiro direito é o de receber informações sobre o motivo do cancelamento. Quando se trata de um cancelamento planejado, a empresa aérea deve comunicar o passageiro com 72 horas de antecedência. No entanto, em situações imprevistas, o cancelamento pode ocorrer poucas horas antes do voo.

Motivos comuns para cancelamento de voo:

  • Atraso em conexões: essa é a razão principal, pois cada pequeno atraso requer aguardar os passageiros, resultando em um efeito cascata que pode causar atrasos maiores em outros voos;
  • Condições climáticas: a decolagem da aeronave não pode ocorrer em condições climáticas adversas que coloquem em risco a segurança dos passageiros. Portanto, alterações climáticas, como tempestades, nevascas e furacões, podem atrasar voos ou até mesmo paralisar aeroportos por vários dias em situações extremas;
  • Outros eventos externos ou de força maior: incluem a pandemia de Covid-19, que resultou em uma drástica redução no número de voos e passageiros, além de protocolos sanitários mais rigorosos e diversas restrições em nível mundial;
  • Problemas técnicos e internos: englobam desde manutenções simples, como a troca de pneus, abastecimento ou revisão não programada, até defeitos que possam comprometer a segurança. Além disso, questões internas, como greves dos funcionários ou redução da equipe de tripulantes, podem surgir. É importante observar que os tripulantes não podem trabalhar por mais de 11 horas consecutivas e, portanto, um pequeno atraso anterior pode afetar essa carga horária de trabalho;
  • Overbooking: ocorre quando a companhia aérea vende mais passagens do que a capacidade da aeronave, como uma medida para evitar prejuízos em casos de "no-show" e outros fatores comuns. Isso pode resultar em passageiros sendo impedidos de embarcar;
  • No-show: quando o passageiro não comparece ao check-in de ida, resultando no cancelamento da passagem de volta.

O que fazer em caso de cancelamento de voo pela Azul? Vamos seguir este guia passo a passo, que será muito útil para você:

  • Dirija-se ao setor de atendimento da Azul ou entre em contato para saber os motivos. Solicite uma declaração ou resposta por escrito ou para seu email. Este é um direito seu!
  • Verifique se a Azul lhe informou por algum meio de comunicação com mais de 24 horas de antecedência.
  • Solicite realocação para o próximo voo.
  • Verifique se o próximo voo tem uma espera superior a 1 hora, 2 horas ou 4 horas, para poder solicitar assistência material.
  • Caso não encontre uma solução viável, solicite o reembolso.
  • Guarde o cartão de embarque e todos os documentos relacionados à viagem.
  • Se você não tiver mais o cartão de embarque, anote o número de referência da reserva.
  • Mantenha os recibos de gastos extras com você.

Indenização voo cancelado Azul: como solicitar

Caso seja afetado por um cancelamento de voo, é possível buscar reparação na Justiça e solicitar indenização por danos morais e materiais.

A Resolvoo é especializada em casos de acordos aéreos, tanto em âmbito nacional quanto internacional, e temos obtido sucesso na obtenção de indenizações de aproximadamente R$ 5.000,00 em situações de voos cancelados. O melhor de tudo é que não há custos iniciais (recebemos apenas ao final do acordo), não há burocracia envolvida e nosso serviço é totalmente confiável.

Caso necessite de assistência para questões relacionadas a indenizações, você pode clicar aqui e enviar uma solicitação explicando o ocorrido.

Lembre-se: você tem um prazo de 5 anos para registrar uma reclamação referente ao cancelamento do seu voo em voos nacionais. Esse período é contado a partir da data em que o incidente ocorreu. Para voos internacionais, o prazo é de 2 anos, conforme estabelecido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

Como funciona a Resolvoo?

Seta para baixo

Nós somos a ponte entre o seu perrengue com voo e a solução que você precisa. É só entrar em contato com a gente, detalhar seu problema e, se aprovado, aguardar a indenização. Simples e direto do conforto da sua casa.

Tem custo?

Seta para baixo

NÃO! O risco é todo nosso, você não precisa se preocupar. Nossa consultoria é totalmente online e gratuita. Só recebemos uma pequena porcentagem, se der ganho de causa.
"E se não ganhar?" Você, passageiro, não terá gasto algum e, também, ficamos sem receber.
Não tem pegadinha!

E demora?

Seta para baixo

Após o envio de toda a documentação e início do pedido de indenização, costuma levar de 60 a 90 dias para sair o dinheiro. Alguns casos mais complexos podem levar mais tempo, mas deixamos você a par de tudo!

É totalmente online? Devo comparecer em audiência?

Seta para baixo

Totalmente online e para qualquer lugar do Brasil! Inclusive é válido para voos internacionais, se o destino ou origem for o Brasil. Nos consulte para mais detalhes.