Você pode ganhar até R$ 5.000,00 em indenização.
Saiba mais
Ícone da Resolvoo
@resolvoobr
|
Ícone de calendário
November 22, 2023

O que levar ou não na bagagem

Conheça as regras das companhias aéreas, saiba sobre líquidos permitidos, objetos proibidos, o que fazer se ultrapassar o peso e dicas para viagens mais tranquilas.

Na hora de arrumar as malas para viajar bate aquela dúvida, o que levar ou não na minha bagagem? Pois é, como sabemos existem algumas exigências com relação aos itens permitidos de serem transportados dentro de um avião, tanto nas bagagens de mão quanto nas que serão despachadas. Aqui vamos tentar trazer as respostas para te ajudar com estas dúvidas, para que você possa se planejar com antecedência e organizar sua bagagem corretamente, de acordo com as determinações das empresas aéreas.

Falar com um especialista

Confira o que não é permitido levar na bagagem de mão

Para viajar de avião cada passageiro pode levar sua bagagem de duas maneiras: as malas maiores e mais pesadas chamadas “bagagem despachadas”, que serão encaminhadas para o “porão” do avião, mediante pagamento de taxas que podem ser adquiridas no momento da compra da passagem ou mesmo no momento do embarque. E as bagagens de mão, que são menores e podem ser carregadas por você durante o trajeto. A segunda opção é um item que sempre causa muita confusão na cabeça dos viajantes, principalmente com relação ao tamanho, se a mochila se enquadra nessa modalidade, o que é permitido levar dentro dela e etc. Então, vamos começar do início. 

É considerada bagagem de mão aquela que o passageiro não precisa despachar no momento do check in, segundo regulamentação da ANAC ela também deve ser isenta de taxas e levada consigo para a cabine nos voos domésticos e internacionais, cabe a companhia aérea orientar os passageiros sobre a melhor maneira de transportar este item dentro da aeronave. Para facilitar a vida e a compreensão dos viajantes sobre as normas, as empresas que operam os voos comerciais no Brasil já estabeleceram um padrão para este tipo de bagagem: Uma bolsa ou mochila com medidas de 35 x 20 x 45 cm, uma mala pequena com 35 x 25 x 55 (comprimento x largura x altura), pesando no máximo 10 kg se enquadram nos critérios de bagagens de mão. Nos voos internacionais essa medida pode variar de acordo com a empresa.

O que não é permitido levar? Sim, também existem regras sobre quais itens pode ou não pode levar, assim como existem regras sobre as medidas, existe para o que é permitido transportar. É proibido levar armas, objetos cortantes ou pontiagudos como tesouras, facas, seringas, agulhas, lâminas de barbear, bisturís, explosivos, líquidos inflamáveis, e ferramentas de trabalho. Tudo será devidamente inspecionado antes de seu embarque, portanto, caso seja necessário levar algo parecido com estes itens, opte por levá-los nas malas que serão despachadas e com autorização prévia. E o álcool em gel, tão necessário nestes momentos de pandemia, posso levar ou não? Pode sim, este item pode ser transportado desde que não exceda 2L em frascos de até 500ml cada. Na bagagem de mão é mais aconselhável que leve seus objetos pessoais como, documentos, dinheiro, celular, máquina fotográfica, itens que tenham maior valor ou necessidade, considerando que estarão ao seu alcance quando precisar. 

Coisas que obviamente não são permitidas transportar tanto na bagagem de mão quanto nas despachadas são: substâncias químicas, venenosas, oxidantes, corrosivas, tóxicas, biologicamente perigosas, materiais radioativos e extintor de incêndio. 

Pode levar perfume na bagagem de mão

Claro que também existe regulamentação para transporte de líquidos, em voos domésticos é permitido transportar itens em forma líquida com limitação. Perfumes de até 50ml estão na lista de liberados, entretanto o total não pode extrapolar 5L. Assim como sprays que são essenciais para higiene pessoal, a permissão é de carregar até 4 frascos de até 300ml cada. Fique de olho nas regras para voos internacionais, grande parte dos aeroportos exige que estes itens estejam vedados hermeticamente em sacos plásticos e transparentes.

Pode levar travesseiro no avião?

É permitido levar travesseiro no avião, evidentemente este item só será útil em caso de viagens muito longas, geralmente as pessoas ficam com dúvidas se existe ou não esta possibilidade. E se a sua viagem for de muitas horas de voo, sim leve seu travesseiro pois será de grande utilidade para te garantir o descanso necessário. Uma alternativa muito prática e muito utilizada por não ocupar muito espaço e proporcionar conforto na viagem, são os travesseiros de apoio de pescoço em formato de “U”.

Falar com um especialista

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10k?

Este assunto é causador das maiores dúvidas para os passageiros, desde que a ANAC aprovou a medida que permite a cobrança de taxas nas bagagens despachadas pelas companhias aéreas. Com a intenção de diminuir as incertezas dos passageiros, as empresas optaram por determinar regras comuns para o transporte de bagagens. Ao comprar a passagem você tem a opção de escolher se o serviço de despacho será incluído no valor a ser pago, caso escolha por não despachar malas você terá direito de levar apenas uma bagagem de mão. Além desta mala o passageiro também pode levar consigo na cabine outro item pessoal, como bolsa, notebook, pasta de trabalho, casacos e etc.. Ao fazer check in um dos procedimentos é realizar a pesagem da sua bagagem, é ali o momento em que você vai descobrir se sua bagagem passou ou não do peso permitido.

O que fazer se passou de 10k minha bagagem?

Quando ultrapassar as especificações permitidas pela companhia, você poderá optar por duas alternativas, as opções são retirar objetos da mala para que alcance o peso permitido, ou então deve ser despachada com a cobrança dos valores operados pela empresa. 

Bom, agora que você já conhece os critérios de itens que são ou não permitidos em uma bagagem, pode arrumar as malas com mais tranquilidade. Para quem já está acostumado a viajar com frequência e adaptado apenas com uma bagagem de mão, sabe que é mais prático ter somente um item para carregar e não precisar ficar aguardando o restante de bagagem nas esteiras. Principalmente por ser uma opção que te ajuda a ser realista ao definir levar consigo apenas o que seja realmente essencial em sua viagem, além de evitar transtornos e dores de cabeça dentro dos aeroportos, correndo o risco de ter sua bagagem extraviada. 

Falar com um especialista

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

Como funciona a Resolvoo?

Seta para baixo

Nós somos a ponte entre o seu perrengue com voo e a solução que você precisa. É só entrar em contato com a gente, detalhar seu problema e, se aprovado, aguardar a indenização. Simples e direto do conforto da sua casa.

Tem custo?

Seta para baixo

NÃO! O risco é todo nosso, você não precisa se preocupar. Nossa consultoria é totalmente online e gratuita. Só recebemos uma pequena porcentagem, se der ganho de causa.
"E se não ganhar?" Você, passageiro, não terá gasto algum e, também, ficamos sem receber.
Não tem pegadinha!

E demora?

Seta para baixo

Após o envio de toda a documentação e início do pedido de indenização, costuma levar de 60 a 90 dias para sair o dinheiro. Alguns casos mais complexos podem levar mais tempo, mas deixamos você a par de tudo!

É totalmente online? Devo comparecer em audiência?

Seta para baixo

Totalmente online e para qualquer lugar do Brasil! Inclusive é válido para voos internacionais, se o destino ou origem for o Brasil. Nos consulte para mais detalhes.