Você pode ganhar até R$ 5.000,00 em indenização.
Saiba mais
Ícone da Resolvoo
@resolvoobr
|
Ícone de calendário
November 22, 2023

O que é skiplagging?

Descubra o skiplagging: estratégia para economizar em passagens aéreas. Saiba como funciona, reação das companhias, se é ilegal, riscos e casos notáveis. Veja se essa prática é uma opção vantajosa para suas viagens.

Viajar é sempre bom, mas viajar com desconto é melhor ainda. Em meio às crises econômicas que o Brasil vive passando, conseguir economizar é um verdadeiro benefício. Por isso, muitos passageiros e aventureiros buscam descobrir o que é skiplagging e como ele pode reduzir significativamente o valor das passagens aéreas.

Poucas pessoas conhecem o método, mas aquelas que já possuem o conhecimento sobre ele acabam recorrendo aos preços mais baixos para conseguir viajar e economizar ao mesmo tempo. Descubra mais sobre esse tipo de estratégia e saiba se ela funciona por meios legais ou não.

Afinal, o que é skiplagging?

Falar com especialista

Se você quer saber o que é skiplagging, então é importante entender que esse método recebeu essa denominação graças a um site chamado “Skiplagged”, que é especializado em encontrar tarifas muito baixas dentro dos domínios da internet. Dessa maneira, os viajantes sairiam beneficiados.

O site foi criado por Aktarer Zaman, que mora nos Estados Unidos, e fundou o projeto aos seus 20 anos de idade. Para os viajantes, essa ideia foi simplesmente a melhor, visto que há a possibilidade de reduzir os custos com as passagens aéreas para qualquer destino ao redor do mundo.

O método funciona da seguinte maneira: se o passageiro pretende ir para um país, mas as passagens estão muito caras, ele escolhe um voo com escala no local em que ele deseja ficar, o que sai bem mais barato. Então, no lugar de continuar com a sua viagem até o país final, ele fica na cidade que desejava, pagando bem mais barato apenas pela escala.

No entanto, as companhias aéreas também descobriram o que é skiplagging e não admiram nem um pouco essa prática. No entanto, isso acontece porque elas acabam perdendo uma boa parcela do lucro, principalmente para locais muito distantes e que custariam mais caro com uma viagem direta.

Método de reação aos preços abusivos das companhias aéreas

Ainda que esse tipo de ação possa até parecer um golpe, não é possível considerá-lo dessa maneira tão direta. Esse tipo de estratégia vem sendo adotada cada vez mais pelos brasileiros, principalmente por causa do aumento absurdo nos preços das passagens, seja para dentro do Brasil ou para fora dele.

Ao redor do mundo, muitas empresas estão começando a acumular uma série de reclamações relacionadas aos preços das passagens, bem como aos cortes de benefícios. Por isso, os passageiros vêm buscando saber o que é skiplagging para conseguir vantagens sobre os preços estabelecidos pela companhias.

Sob uma perspectiva geral, é possível dizer que o skiplagging é um método que prejudica as empresas aéreas, visto que há uma redução expressiva do lucro com as passagens. Isso acontece porque o passageiro acaba se valendo de uma “brecha” no sistema para pagar menos do que aquilo que deveria.

Reação das companhias ao método

No ano de 2019, a empresa aérea Lufthansa acabou processando um passageiro que cometeu o skiplagging, exigindo uma indenização pela prática. Além desse caso, também houve o momento em que a United buscou um ressarcimento pela mesma prática realizada por outro passageiro no ano de 2014.

Então, sabendo o que é skiplagging e descobrindo que há um site que mostra onde as passagens aéreas estão mais baratas, a plataforma acabou mudando o seu lema para algo como “Encontre passagens aéreas que as companhias não querem que você veja”, tornando a prática cada vez mais frequente.

Ainda que pareça uma ação grave, a Lufthansa acabou não ganhando a causa, visto que as empresas aéreas têm o hábito de escolher uma única pessoa para utilizá-la como “exemplo” para os demais, desestimulando outros passageiros a praticar a mesma coisa e reduzir os seus lucros.

Falar com especialista

Skiplagging é ilegal?

A prática de skiplagging não é ilegal, visto que não há nenhuma lei que a proiba. No entanto, esse tipo de ação acaba envolvendo uma série de riscos. A perda da escala como um todo já gera um pouco de dor de cabeça, visto que ela pode acontecer por inúmeros fatores, deixando o passageiro sem conseguir executar seu plano integralmente.

Além disso, muito embora não haja qualquer tipo de ação por parte da legislação em situações como essa, as companhias aéreas podem, sim, aplicar sanções para os seus viajantes, principalmente por meio do cancelamento de voos e conexões, além da aplicação de multas.

Riscos do skiplagging

Agora que você já sabe o que é skiplagging, é importante conhecer mais alguns riscos da prática que vem ganhando muita força nos últimos anos. É possível que algumas empresas aéreas acabem cobrando uma taxa por no-show pela falta de utilização do último trecho de sua viagem.

Quem pratica esse tipo de ação acaba não podendo despachar bagagem, visto que não possui direito ao destino final e não há como pegar as malas em uma conexão. Além disso, se o passageiro quer ir para um destino “diferentão”, acabará sendo monitorado pela companhia aérea.

Falar com especialista

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

Como funciona a Resolvoo?

Seta para baixo

Nós somos a ponte entre o seu perrengue com voo e a solução que você precisa. É só entrar em contato com a gente, detalhar seu problema e, se aprovado, aguardar a indenização. Simples e direto do conforto da sua casa.

Tem custo?

Seta para baixo

NÃO! O risco é todo nosso, você não precisa se preocupar. Nossa consultoria é totalmente online e gratuita. Só recebemos uma pequena porcentagem, se der ganho de causa.
"E se não ganhar?" Você, passageiro, não terá gasto algum e, também, ficamos sem receber.
Não tem pegadinha!

E demora?

Seta para baixo

Após o envio de toda a documentação e início do pedido de indenização, costuma levar de 60 a 90 dias para sair o dinheiro. Alguns casos mais complexos podem levar mais tempo, mas deixamos você a par de tudo!

É totalmente online? Devo comparecer em audiência?

Seta para baixo

Totalmente online e para qualquer lugar do Brasil! Inclusive é válido para voos internacionais, se o destino ou origem for o Brasil. Nos consulte para mais detalhes.