Você pode ganhar até R$ 5.000,00 em indenização.
Saiba mais
Ícone da Resolvoo
@resolvoobr
|
Ícone de calendário
November 22, 2023

Crianças precisam pagar passagem de avião?

Entenda quando crianças precisam pagar passagem de avião, condições para viagem, documentos necessários e orientações para voos nacionais e internacionais. Confira as informações essenciais antes de embarcar com a família.

Uma dúvida muito comum para as famílias que estão se preparando para viajar é: crianças precisam pagar passagem de avião? Em alguns casos, a resposta para essa pergunta pode ser positiva, levando em consideração a idade, o destino e uma série de outros fatores relevantes.

Além disso, também há outros itens que serão necessários para que a viagem aconteça como, por exemplo, os documentos solicitados. Confira, abaixo, quais são as principais solicitações para quem irá viajar com crianças e o que precisa ser feito antes mesmo de embarcar.

Whatsapp da equipe Resolvoo

Em quais casos as crianças pagam passagem de avião?

Afinal, quando as crianças precisam pagar passagem de avião? Diferente do que muitas pessoas pensam acerca de “isenção”, é muito comum que crianças paguem pela passagem, mesmo que haja algumas condições que permitam a ausência dessa cobrança para os menores de 12 anos.

Na maior parte dos casos, as empresas transportam os menores de 2 anos de forma gratuita em voos domésticos. Há, também, ocasiões em que essas companhias cobram um valor de 10% do total da passagem do adulto que está sendo o acompanhante da criança na viagem.

Quando a criança ocupa um assento, a sua passagem será cobrada. É possível, também, conseguir descontos para crianças com idade inferior a 12 anos, mas isso não pode ser visto como uma prática obrigatória. Caso haja um adulto acompanhando dois bebês com menos de 2 anos, um assento precisará ser reservado.

Quais as condições para uma criança viajar de avião?

Existe uma idade mínima para que as crianças viajem? Na verdade, existe. Além do fato de que crianças precisam pagar passagem de avião, caso o bebê tenha mais de 7 dias de vida, ele poderá entrar no avião e fazer viagens pelo território brasileiro. Antes dessa faixa etária, o sistema respiratório e circulatório ainda estará em desenvolvimento.

No entanto, sem levar em consideração esse período mínimo, é necessário consultar um pediatra para ouvir as suas recomendações. Em alguns casos, os médicos indicam que o melhor a se fazer é esperar por um período de, pelo menos, 28 dias após o nascimento da criança, tornando a viagem mais segura.

Há, ainda, as condições para viajar com um bebê que está entre 1 e 7 dias de vida: há a obrigatoriedade da apresentação da autorização médica tanto para a criança quanto para a sua mãe.

Documentos solicitados

Tanto para bebês, quanto para crianças e adolescentes de até 16 anos que estão viajando para dentro do Brasil, é preciso ter os seguintes documentos em mãos:

  • crianças acompanhadas de qualquer parente de até 3º grau: é preciso que haja um documento comprovando o grau de parentesco;
  • criança acompanhada por um maior de idade sem qualquer parentesco: é necessário que haja uma autorização emitida pelo pai, mãe ou responsável, com reconhecimento de firma em cartório. Há casos de empresas que exigem a autorização de ambos os pais.

É válido, também, ficar atento às vacinas recomendadas para cada uma das regiões antes mesmo de embarcar. Crianças e adultos devem estar com a carteira em dia, mantendo-se protegidos de qualquer doença.

Viagens internacionais com crianças

Em voos realizados para fora do Brasil, a criança também paga sua passagem de avião. No entanto, existe uma diferença para os bebês de colo. Algumas companhias aéreas não cobram para viagens realizadas dentro do país, mas, para ir ao exterior, há taxas de embarque, impostos e tarifas.

Além disso, as restrições também são as mesmas expostas no caso de uma viagem nacional, visto que as companhias só estão autorizadas a transportar bebês a partir do 7º dia de vida. No entanto, é válido ressaltar que voos internacionais são mais desgastantes e podem afetar o bebê.

Documentos necessários para viagens ao exterior

Após entender um pouco mais sobre o fato de que crianças precisam pagar passagem de avião, é válido falar sobre a documentação dos menores em relação aos voos internacionais. A maioria dos destinos exige a emissão do passaporte, além da apresentação de carteira de identidade ou certidão de nascimento.

Para que a segurança seja garantida, a exigência para que crianças e adolescentes embarquem são:

  • ao viajar com os pais ou responsáveis legais em um mesmo voo, não é necessário gerar autorização para o embarque;
  • caso viaje apenas com um dos pais, é necessário que o outro responsável emita uma autorização, sendo preciso uma firma reconhecida em cartório ou uma autorização judicial;
  • caso o acompanhante não tenha relação de parentesco, a autorização precisa vir de ambos os pais ou responsáveis.

Whatsapp da equipe Resolvoo

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

Como funciona a Resolvoo?

Seta para baixo

Nós somos a ponte entre o seu perrengue com voo e a solução que você precisa. É só entrar em contato com a gente, detalhar seu problema e, se aprovado, aguardar a indenização. Simples e direto do conforto da sua casa.

Tem custo?

Seta para baixo

NÃO! O risco é todo nosso, você não precisa se preocupar. Nossa consultoria é totalmente online e gratuita. Só recebemos uma pequena porcentagem, se der ganho de causa.
"E se não ganhar?" Você, passageiro, não terá gasto algum e, também, ficamos sem receber.
Não tem pegadinha!

E demora?

Seta para baixo

Após o envio de toda a documentação e início do pedido de indenização, costuma levar de 60 a 90 dias para sair o dinheiro. Alguns casos mais complexos podem levar mais tempo, mas deixamos você a par de tudo!

É totalmente online? Devo comparecer em audiência?

Seta para baixo

Totalmente online e para qualquer lugar do Brasil! Inclusive é válido para voos internacionais, se o destino ou origem for o Brasil. Nos consulte para mais detalhes.