Você pode ganhar até R$ 5.000,00 em indenização.
Saiba mais
Ícone da Resolvoo
@resolvoobr
|
Ícone de calendário
November 22, 2023

Como adiar ou remarcar uma passagem aérea?

Saiba como adiar ou remarcar sua passagem aérea de maneira fácil e prática em caso de imprevistos. Conheça as regras das principais companhias aéreas como Gol, Azul e Latam.

Sempre falamos por aqui que um bom planejamento é importante para assegurar que uma viagem seja tranquila. Entretanto imprevistos são inevitáveis, e quando eles acontecerem, e por ventura ser necessário fazer alterações em seus planos de viagem, esteja bem informado para resolver tudo de maneira fácil e prática. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre como adiar ou remarcar passagem aérea.

Antes de tudo é preciso analisar a empresa aérea que oferece o voo que busca para seu destino, pesquise as tarifas que a empresa regula diante de todo tipo de alteração, cancelamento ou desistência de voos. Pois assim, antes de adquirir ou reservar as passagens já estará ciente das possíveis taxas no caso de contratempos. Existem algumas regras e elas podem variar de acordo com cada empresa.

Outro detalhe muito importante é que desde 1º de Janeiro de 2022, voltaram a valer as regras de alterações de passagens anteriores à crise sanitária causada pela pandemia. Momento em que o mundo todo enfrentou um colapso nas centrais de atendimento das empresas aéreas. O cenário exigiu uma flexibilização por parte das empresas em remarcações e reacomodações, sem custos aos viajantes. Eram medidas emergenciais que tentavam minimizar o impacto da crise sanitária sobre o setor aéreo. A lei que permitia o passageiro remarcar voo sem multa, deixou de vigorar no dia 31 de dezembro de 2021. 

Falar com especialista

Após comprar sua passagem aérea e queira desistir da compra, pode fazer o cancelamento sem custos no prazo de 24 horas, esta regra não se aplica, caso tenha comprado passagem com menos de sete dias antes do embarque

Você também pode antecipar a data do seu voo, desde que não seja preciso fazer alteração de aeroporto, origem e destino. Este serviço é gratuito e oferecido pelas companhias aéreas nacionais. Esteja ciente inclusive, que taxas de cancelamento nunca devem exceder o valor pago pela passagem, é bom estar atento a possíveis cobranças abusivas. Da mesma forma que as taxas de embarque precisam ser devolvidas ao passageiro quando optar por cancelar os serviços.

1: Não consigo alterar meu voo Gol

Quando precisar alterar data ou horário de um voo pela Gol, tente fazer isso com o máximo de antecedência que puder, pois a cada dia que passa, existe a probabilidade de que a tarifa entre o seu voo original e o próximo seja bem maior. Busque a empresa para se informar sobre o passo a passo necessário. A cobrança de taxa pode variar de acordo com o tipo de voo que você adquiriu. 

2: Como remarcar passagem aérea Gol 

Se alguma emergência acontecer e você precisar alterar a data do voo, poderá fazer esta alteração até três horas antes do embarque. A Gol linhas aéreas é uma empresa que dispõe de atendimento online. Fazendo o login com seus dados em sua conta, terá acesso a “Minhas Reservas” e com seu localizador pode gerenciar seu voo. Caso este serviço esteja indisponível no site, você também pode utilizar o aplicativo ou a central de atendimento telefônico. Trocar a data da viagem será permitida mediante pagamento de taxa de remarcação, que também varia de acordo com o tipo de passagem adquirida, se sua passagem for promocional o valor da taxa pode ser bem mais alto. Essa variação e diferença, se dá principalmente pela mudança entre o preço que foi pago no voo original para o voo atual que deseja mudar. Geralmente as passagens aéreas vão ficando mais caras quando se aproxima a data do voo. Segundo informações da agência, trata-se de uma taxa administrativa que segue as regras padrão da empresa. 

Portanto, se você deixar para remarcar a alteração em cima da hora, o preço tende a ser bem maior, aumentando assim o valor da tarifa a ser paga. 

3: Como alterar a data de voo Azul?

Azul oferece a possibilidade do passageiro remarcar a passagem de maneira prática. Ao adquirir ou reservar suas passagens manterá um registro com todos os seus dados e informações em um perfil na plataforma da empresa. Com fácil acesso às suas informações o passageiro pode alterar a data do voo com facilidade com até seis horas de antecedência, através do site da empresa, aplicativo, nos balcões de autoatendimento e no próprio aeroporto. Também fique de olho no valor das taxas especificadas em voos domésticos e nos voos internacionais, que serão cobradas por cliente e por trecho, se precisar alterar duas passagens, o valor cobrado será dos dois passageiros.

4: Minhas reservas Tam 

Para assegurar as informações do seu embarque a empresa Latam também 

oferece opções de consultas em seu site. Permite alterações de passagens, e para todas elas será necessário ter o Código Localizador, que é fornecido no momento da compra das passagens. Com relação às taxas cobradas na alteração de data que pretende fazer, sim elas também variam, e só é possível realizar a alteração das informações mediante o pagamento das devidas taxas. As opções de adiamento e antecipação de voos domésticos pela Latam, podem ser feitas até uma hora antes do novo horário escolhido, já a antecipação para voos internacionais o prazo é de quase duas horas de antecedência. 

Para qualquer imprevisto procure sempre a agência com o máximo de antecedência, e caso seu problema não seja solucionado pela empresa, procure assessoria jurídica para não perder seu voo e acabar suscetível a possíveis penalidades, por exemplo o no show, que é a taxa cobrada por não comparecimento. Com isso, você tem grandes chances de perder tudo que investiu nas passagens e na viagem. 

Todos os processos diante de situações inesperadas podem ser um transtorno, estar bem informado é a melhor forma de contornar problemas e encontrar soluções. Não raro, as companhias aéreas oferecem resistência diante de soluções que favoreçam o consumidor, quando se sentir prejudicado procure amparo jurídico, a Resolvoo está aqui para te auxiliar!

Falar com especialista

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

Como funciona a Resolvoo?

Seta para baixo

Nós somos a ponte entre o seu perrengue com voo e a solução que você precisa. É só entrar em contato com a gente, detalhar seu problema e, se aprovado, aguardar a indenização. Simples e direto do conforto da sua casa.

Tem custo?

Seta para baixo

NÃO! O risco é todo nosso, você não precisa se preocupar. Nossa consultoria é totalmente online e gratuita. Só recebemos uma pequena porcentagem, se der ganho de causa.
"E se não ganhar?" Você, passageiro, não terá gasto algum e, também, ficamos sem receber.
Não tem pegadinha!

E demora?

Seta para baixo

Após o envio de toda a documentação e início do pedido de indenização, costuma levar de 60 a 90 dias para sair o dinheiro. Alguns casos mais complexos podem levar mais tempo, mas deixamos você a par de tudo!

É totalmente online? Devo comparecer em audiência?

Seta para baixo

Totalmente online e para qualquer lugar do Brasil! Inclusive é válido para voos internacionais, se o destino ou origem for o Brasil. Nos consulte para mais detalhes.