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November 22, 2023

Atraso de voo Azul: Quais são meus direitos?

Descubra seus direitos em casos de voos atrasados pela Azul. Conheça a Resolução Nº 400 da ANAC e saiba como buscar assistência, reembolso e até indenização por danos morais em situações de atraso significativo.

Voos atrasados são problemas frequentes em companhias aéreas como a Azul. sabemos o quanto é frustrante esperar horas em aeroportos por conta de atrasos de voos e acabar até perdendo a conexão para chegar em seu destino final. Mas saiba que podemos ajudar você a recuperar parte deste prejuízo!

Direitos de quem teve um voo atrasado na Azul

A Resolução Nº 400 da ANAC é o principal regulamento que estabelece os direitos dos passageiros em situações de voos atrasados no Brasil. Esse documento determina as responsabilidades das companhias aéreas e os direitos garantidos aos passageiros em diversas circunstâncias relacionadas às viagens de avião.

Os voos podem sofrer atrasos por diversos motivos, desde condições climáticas desfavoráveis até a espera por passageiros em conexões. Nem sempre as companhias aéreas têm controle total sobre a causa do atraso, mas mesmo assim essa situação é considerada uma falha na prestação do serviço.

Por ser uma falha na execução do serviço, as companhias aéreas têm obrigações a cumprir com os passageiros. Em caso de atraso de voo, o primeiro dever é informar o motivo do atraso e manter os passageiros atualizados a cada 30 minutos sobre a nova previsão de embarque.

Outra obrigação estabelecida na Resolução Nº 400 da ANAC diz respeito à assistência material, que deve ser fornecida gratuitamente aos passageiros enquanto aguardam no aeroporto.

A assistência material varia de acordo com o tempo de espera. Em caso de atraso de voo da Azul, os passageiros têm direito a receber a seguinte assistência:

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone);
A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche);
A partir de 4 horas: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta para o local. Se o passageiro estiver em sua cidade de residência, a empresa pode oferecer apenas o transporte entre sua residência e o aeroporto;

Se o atraso de voo for superior a 4 horas, a Azul é obrigada a oferecer outras alternativas aos passageiros: realocação em outro voo, reembolso integral ou transporte por outra modalidade.

Quando o voo sofre um atraso superior a 4 horas, os passageiros também têm a possibilidade de solicitar indenização por danos morais. É crucial estar ciente dos procedimentos a serem seguidos nesse caso.

Posso ser indenizado por conta de voo atrasado na Azul?

Ao buscar informações sobre atrasos de voos da Azul, muitos passageiros estão interessados em saber sobre assistência material e reembolso. No entanto, é importante destacar que, mesmo que a companhia cumpra com essas obrigações, o direito à indenização por danos morais ainda é válido.

  • Conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, os passageiros têm o direito de buscar indenização por danos morais nas seguintes situações:
  • Quando ocorre o cancelamento do voo ou um atraso que resulta em um atraso de 4 horas ou mais no destino final;
  • Quando o passageiro é impedido de embarcar devido a overbooking e enfrenta um atraso de 4 horas ou mais no destino final.

É importante que os passageiros estejam cientes de que têm direitos além da assistência material e do reembolso, podendo solicitar uma indenização por danos morais em casos de atrasos significativos em voos da Azul.

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

Como funciona a Resolvoo?

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Após o envio de toda a documentação e início do pedido de indenização, costuma levar de 60 a 90 dias para sair o dinheiro. Alguns casos mais complexos podem levar mais tempo, mas deixamos você a par de tudo!

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