Brasil dicas Resolvoo

10 melhores lugares para conhecer no Brasil

O Brasil é um país enorme, repleto de belezas naturais, diferentes culturas, sotaques, climas, gostos e dono da maior floresta tropical do mundo. É possível escolher destinos de praia, serra, curtir o calor ou o frio, ver paisagens únicas, visitar cidades históricas ou desfrutar de modernas construções. Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China, portanto há muitos lugares para você conhecer, entre eles, selecionamos os 10 melhores lugares para conhecer no Brasil, para todos os gostos possíveis.

Jalapão – Tocantins

Vamos começar com Jalapão, que é uma região do cerrado brasileiro, localizado no estado do Tocantins, que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. A área total do Jalapão é de 34 mil km² e a região é considerada um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescentes no Brasil. O nome ainda não é muito familiar aos viajantes brasileiros, mas aos poucos o público apaixonado por ecoturismo começa a descobrir este destino surpreendente no Brasil. Entre os mais populares pontos turísticos estão as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo, a Cachoeira da Velha e ao menos um dos fervedouros, sendo que o mais famoso é o Fervedouro Bela Vista.

Não há aeroportos na região do Jalapão, por isso o único meio de transporte até lá é por via terrestre. Para quem chega de outros estados o ideal é ir de avião até Palmas, capital do Tocantins, e de lá seguir de carro até o Jalapão, a distância é de mais ou menos 200km, algo em torno de 2h30min.

O Jalapão pode ser visitado durante o ano todo, mas a melhor época é de maio a julho, onde a temperatura oscila por volta dos 30ºC e não há chuvas, o que facilita os passeios pela trilha pela Serra do Espírito Santo, por exemplo.

Serra da Mantiqueira – São Paulo/ Rio de Janeiro/ Minas Gerais

Se você gosta de estar em contato com a natureza e quer compartilhar bons momentos com seus entes queridos, entenda que a serra da Mantiqueira é o destino perfeito para você descobrir. Montanhas, cachoeiras, belas paisagens e charmosas cidadezinhas. A região sabe cativar seus visitantes.  A Serra da Mantiqueira é uma serra de beleza natural e está localizada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, Com mais de 500 km de extensão, a região é formada por áreas de proteção ambiental, mata Atlântica, belas cachoeiras, rios e montanhas que se formaram há pelo menos 60 milhões de anos.

Entre as cidades e bairros que fazem parte desse paraíso, estão: Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, Águas de Lindóia, Piquete e Pindamonhangaba, em São Paulo; Gonçalves, Monte Verde, Delfim Moreira, Passa Quatro, Itamonte, Maria da Fé, Aiuruoca, Bueno Brandão, Bom Repouso e Marmelópolis, em Minas Gerais; e Penedo, Itatiaia, Visconde de Mauá e Resende, no Rio de Janeiro. A região tem um clima típico de montanha, ideal para visitar nos meses mais frios, entre março e agosto. Com uma altitude de 1200 a 2800 metros, o destino tem temperaturas congelantes no inverno e, além disso, é um local comum de neblina e geadas

Costa Esmeralda – Santa Catarina

Muitas vezes enaltecemos os países de fora e esquecemos o quanto o Brasil é um país rico em cultura, belezas naturais e praias maravilhosas. Aquela mania de achar que a grama do vizinho é sempre mais verde, quando temos a costa esmeralda bem pertinho da gente.

Basicamente, a Costa Esmeralda ou Rota Costa Esmeralda é um roteiro turístico de aproximadamente 60 km de litoral com grandes áreas naturais protegidas, incluindo mais de 50 praias de Santa Catarina. A costa esverdeada de seus mares, obviamente, dá sentido ao nome. A região inclui três cidades de Santa Catarina: Bombinhas, Porto Belo e Itapema. As praias mais conhecidas são: Praia do Mariscal, Praia da Sepultura, Praia de Zimbros, Praia de 4 ilhas e Canto Grande  em Bombinhas. Praia do Caixa D’aço e a Praia do Araçá em Porto Belo e a Meia Praia em Itapema.

Para os apaixonados por ecoturismo, em Bombinhas encontram-se três unidades de conservação: o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal do Morro do Macaco e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros. Nesses locais podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas sobre trilhas que foram construídas por antigos moradores na mata.

A melhor época para visitar a região, certamente é no verão de dezembro a março, para que você possa aproveitar melhor as praias e as belezas naturais da região.

Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

A Serra Gaúcha é conhecida no país como um dos locais que mais oferecem atrações, seja em museus, experiências, parques, etc. Gramado e Canela são as cidades mais famosas dessa região e oferecem uma experiência única, totalmente voltada para o turismo e depois de uma viagem ao lugar, só se pensa que foram cidades projetadas para agradar. Seja num passeio ao ar livre ou entre seus museus. O diferencial da região é ter entretenimento para pessoas de todas as idades, especialmente para famílias que vão com seus filhos. São muitas atrações para as crianças que, além de terem contato com a natureza, podem aproveitar o encanto do Natal o ano todo.

Vale muito a pena conhecer a Cascata Caracol na cidade de Canela, O local é uma reserva natural com paisagens, cachoeiras e cenários incríveis. O turista pode admirar a queda d’água, passear de bondinho aéreo ou tirar fotos no mirante, outro símbolo muito forte em Canela é a Catedral de Pedra, de dia é lindo, mas a noite o show de luzes deixa a Catedral ainda mais incrível.

Já em Gramado, o Lago Negro possui entrada gratuita e oferece passeios muito agradáveis para toda a família. Você poderá fazer uma leve caminhada e aproveitar o lugar para fazer um lanche especial com quem você ama, porém para andar de pedalinho, é necessário pagar. Gramado também é muito conhecida por causa de seus museus turísticos, como: minimundo, dreamland museu de cera, parque snowland, mundo a vapor e o reino do chocolate. 

Gramado e Canela possuem duas épocas do ano que são consideradas de alta temporada: o mês de julho e o período do Natal Luz. Julho além de ser inverno é período de férias, por isso a cidade fica cheia. Já o Natal Luz é a época em que a cidade fica decorada com temas natalinos e existem as famosas apresentações de Natal.

Ilha de Boipeba – BA

A Ilha de Boipeba localiza-se no município de Cairu, no litoral do estado brasileiro da Bahia e é o verdadeiro paraíso na terra, cercada por águas límpidas e paisagens espetaculares, é um destino pouco conhecido pelos turistas e para quem realmente quer desligar-se do mundo. Há pouca cobertura de telefonia celular, então ele fica fora de serviço a maior parte do tempo.

Além das praias paradisíacas, existem também outros atrativos como: caiaque e canoa, passeio de trator, passeio pela ilha, mergulho, piscinas naturais, observar as baleias jubarte entre os meses de julho e novembro e também conhecer o Morro de São Paulo. A culinária é basicamente típica da região e a temperatura é sempre quente ao longo do ano, variando entre 20 a 31ºC.

Capitólio, Minas Gerais

Capitólio é um município brasileiro no estado de Minas Gerais, muito conhecido por seus lagos em tom de esmeralda e seus arredores deram à região a fama de “mar de Minas Gerais”. E o título não é para menos! Com mais de 1440 km² de área e banhando mais de 30 municípios mineiros, o Lago de Furnas é a maior atração de Capitólio e também o principal motivo que leva tantos turistas até lá.

Os famosos passeios de lancha fazem parte do roteiro turístico de Capitólio, com direito a deliciosos banhos na Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeira Cascatinha, Cachoeirinha da Ilha e no Vale dos Tucanos. Depois de aproveitar as águas, vá até ao Mirante dos Canyons de Capitólio para ver toda a beleza do Lago de Furnas do alto, onde duas lindas cachoeiras completam o visual mais famoso da região. 

No geral, os meses de verão são mais quentes, porém com mais chuva. Já o período que vai de abril a setembro costuma ter pouquíssimas chuvas e temperatura amena. 

Fernando de Noronha – Pernambuco

Com certeza você já pensou ou ouviu falar desse lugar em algum roteiro de viagem né? Pois é, a cidade de Fernando de Noronha, que pertence a Pernambuco, é repleta de belezas naturais e extremamente frequentada por famosos. Maior do que muita gente imagina, esse arquipélago é formado por 21 ilhas que têm muito a oferecer para os turistas e viajantes. Portanto você não pode deixar de conhecer a Praia do Leão, a Praia do Bode, o Museu do Tubarão, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro, o Porto de Santo Antônio e a Baía dos Porcos, eleita por oito anos seguidos, a praia mais bonita do litoral brasileiro. A temperatura tem pouca variação durante o ano, mantendo uma média de 28ºC, com muito sol e uma brisa refrescante.

Ilha de Marajó – PA

A Ilha de Marajó está localizada no norte do estado do Pará, no Norte do Brasil, é um arquipélago banhado pela imensidão dos rios Amazonas e Tocantins e também do Oceano Atlântico. Um verdadeiro paraíso amazônico com direito a sol, rios, matas, praias, búfalos e muita diversidade de aves e peixes. É conhecida como a maior ilha fluviomarítima do mundo, com quase 50 mil km². Marajó está bem pouco ao sul da linha do Equador. O clima é totalmente amazônico, com chuvas intensas e frequentes. Mais da metade da ilha fica alagada durante o “verão”, época de chuvas. Que vai de janeiro até junho. O período de julho até dezembro é o de seca, onde as chuvas dão uma boa trégua e o calor já não é tão intenso. Definitivamente, uma época interessante para viajar, mas é possível conhecer as belezas marajoaras tanto quando está repleta de campos secos, até quando são verdadeiros rios alagados, pela experiência diferente.

Região dos Lagos, RJ

A Região dos Lagos é um destino fácil de ser visitado e cabe em todos os bolsos, mas o melhor mesmo é saber que lá você encontrará praias absolutamente lindas e de água cristalina, que estão localizadas nas cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

A região é famosa pelo mar com diferentes tonalidades de azul e também pelos pontos de mergulho, sendo possível encontrar golfinhos, arraias, cardumes, tartarugas e até orcas. Os passeios de barco são muito populares na região, pois passam pelos principais atrativos da cidade e por paisagens únicas.

A alta temporada da região é no verão (dezembro a março), e põe “alta” nisso! As cidades ficam lotadas e o trânsito complicado. Por outro lado, é a época mais badalada da região, então se você curte praias mais cheias e agito, pode ser uma boa. Não é um lugar para descanso e sim para curtir.

Lençóis Maranhenses – MA

Os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro espetáculo na terra, a areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão de sua beleza. Está com viagem marcada para os Lençóis Maranhenses ou tem o sonho de ir até lá? Prepare-se para conhecer um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo!

A alta temporada acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto e sabendo que este é o único deserto do planeta com lagoas entre as dunas de areia, é muito comum encontrarmos turistas do mundo inteiro por lá. Para quem gosta de aproveitar, o destino oferece boa infraestrutura e ótima culinária na cidade de Barreirinhas.

E aí, gostou de ler este artigo sobre os 10 melhores lugares para conhecer no Brasil? Temos muitos lugares bonitos neste país e para todos os gostos. Se precisar de ajuda com voo cancelado ou bagagem extraviada, estamos aqui para lhe atender.

Compartilhe este post

Procure seus direitos como consumidor. É grátis.

Precisa de ajuda?